quinta-feira, 14 de junho de 2012

O que é o RIO+20?


 Nesta edição especial sobre "desenvolvimento sustentável" vamos tentar esclarecer sobre os objetivos e expectativas da Rio+20, tendo em vista que as negociações para o documento final da Conferência Rio+20 já estão sendo realizadas.

Vinte anos após a Cúpula da Terra, realizada no Rio em 1992, a Rio+ 20 será mais uma oportunidade de refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos... Nessa conferência, líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos se reunirão para determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.

Segundo Brice Lalonde, esta é uma oportunidade histórica para desenvolver idéias que possam promover um futuro sustentável - um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos. "O Rio+20 é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo", disse Brice.



"O que mais me preocupa pelo que vi hoje no Jornal Nacional é que embora exista uma preocupação pelo meio ambiente/Desenvolvimento com Sustentabilidade... Os países ricos estão preocupados mais com a crise econômica... O que me deixa mais perplexo ainda é que de fato a crise chegou e ela existe, mas se existe foi por incompetência de quem não se planejou, não investiu corretamente.... Faltou políticas públicas voltadas pra área, pra evitar tais fatalidades. E como ela chegou (crise), porque então adiar uma questão essencial a vida do ser humano?... Aliás a Biodiversidade eu diria que é a própria vida do ser humano. Se preocupar com a crise é válido, mas ela já chegou e não podemos deixar que o meio ambiente continue sendo vítima de péssimas políticas públicas.É preciso que nós enquanto cidadãos, deixemos de lado o nosso conformismo achando que tudo isso não nos interessa e começar a opinar, uma vez que o destino da Nação está em jogo. E eu preciso definir o que de fato quero que meus descendentes conheçam... Eu acho interessante que falamos sempre de tudo, mas quando requer ações da nossa parte, logo ficamos acomodados achando que tem quem decida por mim. Claro que tem pessoas que consegue ver por este prisma, mas a questão é universal. Pequenas ações fazem toda diferença, desde não jogar lixo nas ruas ou até mesmo plantar uma árvore. Isso é Cidadania... Mas, no discurso são muitos né?... Na prática se conta nos dedos. Precisamos usar nossa consciência e dizer que não estamos satisfeitos com tudo isso, que precisamos salvar nossa fauna e flora tudo isso em nome da vida. Amanhã é o último dia do Encontro RIO+20, é dia de fechar os relatórios e as políticas voltadas ao meio ambiente que perpetuará por mais 20 anos... O que teremos daqui a 20 anos no nosso Planeta?... 

"RESPONSABILIDADE UNIVERSAL

Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. Somos, ao mesmo tempo, cidadãos de nações diferentes e de um mundo no qual as dimensões local e global estão ligadas. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida e com humildade em relação ao lugar que o ser humano ocupa na natureza.

Necessitamos com urgência de uma visão compartilhada de valores básicos para proporcionar um fundamento ético à comunidade mundial emergente. Portanto, juntos na esperança, afirmamos os seguintes princípios, interdependentes, visando a um modo de vida sustentável como padrão comum, através dos quais a conduta de todos os indivíduos, organizações, empresas, governos e instituições transnacionais será dirigida e avaliada...

A vida muitas vezes envolve tensões entre valores importantes. Isto pode significar escolhas difíceis. Entretanto, necessitamos encontrar caminhos para harmonizar a diversidade com a unidade, o exercício da liberdade com o bem comum, objetivos de curto prazo com metas de longo prazo. Todo indivíduo, família, organização e comunidade tem um papel vital a desempenhar. As artes, as ciências, as religiões, as instituições educativas, os meios de comunicação, as empresas, as organizações não-governamentais e os governos são todos chamados a oferecer uma liderança criativa. A parceria entre governo, sociedade civil e empresas é essencial para uma governabilidade efetiva.
Para construir uma comunidade global sustentável, as nações do mundo devem renovar seu compromisso com as Nações Unidas, cumprir com suas obrigações respeitando os acordos internacionais existentes e apoiar a implementação dos princípios da Carta da Terra com um instrumento internacionalmente legalizado e contratual sobre o ambiente e o desenvolvimento.
Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação dos esforços pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida. " (Carta da Terra)... 
 
De uma coisa eu sei, se continuarmos dessa forma, a palavra meio ambiente deixará de existir, para dá lugar a ignorância humana, uma vez que deveria conservar e preservar com responsabilidades... Mais uma vez, prevalece o que um dia disseEsse é o eu recado!"JNOtílio

 Fonte da pesquisa: http://www.rio20.info/2012/rio20-conte-comigohttp://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html

8 comentários:

J.F.AGUIAR disse...

Joselito irmão e amigo tens toda a razão a nossa sustentabilidade está em mudar nosso foco, o mundo
vive em busca do dinheiro e progresso a qualquer preço... esquecemos o homem e suas reais necessidades, eu continuo a dizer:
vivemos uma crise de "Humanite aguda"...Se o homem não mudar no seu interior nada irá mudar...
iremos fazer muitas Rio mais 40, 80
e nada irá mudar.... parabéns pelo belo texto...parabéns mesmo!
Mudando de assunto fiquei sem net
por alguns dias, tive que usar de minha filha... mais estou vivinho e atento, fica com Deus meu amigo
e ele o abençoe e ti inspire sempre! forte abraço!

Cris Boanerges disse...

Olá meu irmão...td bem contigo? Lembra quando me pediu p fazer o banner p vc? Pois então, eu fiz e te mandei no outro dia p seu e-mail, mas acho que vc não recebeu...não me respondeu...entre em contato cmg pelo e-mail: cristinaboanerges.fernanes@gmail.com
Abraços

Patricia Galis disse...

Vamos ver se daqui para frente as pessoas tomam consciência de cuidar do nosso planeta..

Segue abaixo o link de divulgação do seu blog nos Blogueiros que pensam, obrigada pela confiança.

http://www.blogueirosquepensam.com/2012/07/blog-meus-poemas-minha-vida.html

Rosa Branca disse...

Passando por aqui por indicação da Patricia - Cafe entre amigos. Amei tudo por aqui!!!! Tenha uma ótima semana.
Patricia
www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com
www.patyiva.blogspot.com
www.tentardecoracao.blogspot.com

António Jesus Batalha disse...

Há algum tempo que não visitava o seu blog, hoje encontrei-o e demorei algum tempo a ver o que escreveu, fiquei maravilhado pois pode ver como está se preocupando com o próximo. Continue a proclamar o bom nome de Jesus e a edificar exortar e consolar os corações daqueles que precisam de Jesus. Sou feliz porque sei que nos iremos encontrar um dia, e receber o galardão dos nossos feitos.

Patrizia Dias disse...

Gostei muito do seu blog, vim dos blogueiros q pensam e ja fiquei por aqui.

Bicho do Mato disse...

Oi amigo, tudo bem? primeiramente parabéns pelo texto e pelo blog. Este assunto (meio ambiente) me interessa,eu moro em Jandaia do Sul PR. e criei um projeto de reflorestamento, para tentar minimizar o estrago feito pelos produtores de Soja e Cana-de-açúcar, nas margens dos riachos que cortam a área rural do município.Eu escrevi um livro de poesias, todas sobre meio ambiente, e, o projeto consiste em: Plantar uma árvore a cada livro vendido. Infelizmente, eu não tive muito êxito, ainda não vendi nem cem 100 (cem) livros, contudo, acho que já é alguma coisa. Eu tenho um blog criado recentemente, onde estou publicando algumas poesias que constam no livro; gostaria de convidá-lo a ler: "A natureza pede socorro" e "Grito de alerta". Deixe seu comentário. O convido também a ser um seguidor. Abraços do amigo Bicho do mato.

Salles disse...

Oi amigo, tem sorteio lá no Espaço do Saber, passa lá!!! Fica na PAZ

Postagem em destaque

Lançamento do meu I Livro "Doce aroma de Poesia!"

Convite Especial...  Lançamento do Meu I Livro de Poemas e Poesias... "Doce a...