quarta-feira, 14 de março de 2012

Sou EDUCADOR por OPÇÃO!


Mas afinal o que é Educação?
Educação s.f. 1. Ato ou efeito de educar. 2. Conjunto de normas pedagógicas tendentes ao desenvolvimento das faculdades psíquicas, intelectuais e morais da criança e do ser humano em geral. 3. Conhecimento e prática dos hábitos sociais; polidez, civilidade, boas maneiras. 4. Arte de adestrar animais. (Minidicionário Gama Kury, da Língua Portuguesa)
Ufa...! Afinal o que de fato quer dizer tudo isso? Trocando em miúdos, nada mais é do que dizer e afirmar que EDUCAÇÃO é um direito primordial de todo cidadão. São normas e mais normas com diversos objetivos de moldar o ser humano, interferindo nas suas faculdades psíquicas, intelectuais e morais do ser humano.
Ela de fato é uma das tarefas mais delicadas, porque exige-se amor, desprendimento, doçura, firmeza, paciência e decisão de quem de fato quer interferir e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. (WWW.educaciona.com.br)
Na definição acima, algo mais que me chamou atenção e fiz questão de pontuar sendo fiel a definição do minidicionário quando diz que a Educação também é a Arte de adestrar animais. Olha que loucura ADESTRAR ANIMAIS...? O significado é mais que correto, mas o que grifo aqui é apenas tentando mostrar que de fato, o descaso com a nossa educação nos leva a ficar aquém de tantos direitos que são nossos assistidos e garantidos por lei, mas que ainda assim nos são negados. Estão tentando nos ADESTRAR enquanto Educadores que temos nos dedicado ao que fazemos quando preparamos nossas aulas, saímos das nossas casas para ajudar a lapidar a vida de cada criança, adolescente, jovem ou adulto que chegam em nossas mãos, mas que ainda assim estão com um futuro incerto, porque não se respeitam mais esses profissionais que de fato fazem a diferença por onde passam, porque acreditam no que se propuseram a fazer.
Hoje, se começou uma grave nacional cujo objetivo é buscar melhoria no salário dessa categoria que não são valorizadas e que estão à mercê de tudo e de todos. Queremos apenas  que a Lei do Piso Salarial Nacional seja aprovada, 1/3 hora-atividade, Planos de Cargos e Carreira e 10% do PIB no PNE e ainda assim é preciso que se pare mais três dias para que possam perceber que não estamos de brincadeira. É direito nosso, direito que está sendo violado. Bilhões e bilhões de reais são desviados todos os dias e ninguém faz nada. Estamos assistindo tudo de camarote, apáticos, passivos diante de tudo isso. Hoje, começa um movimento que era pra todos os profissionais da categoria está nas ruas conclamando, reajuste salarial como acontece em outros países quando estão em manifestações, mas a maioria da própria categoria aproveitam esses dias de “folga” para fazer mil coisas, menos para usar os meios de comunicação em massa e repudiar esse tratamento que nos dão. Somos seres humanos e como tais, exigimos que devemos ser valorizados e respeitados.
Immanuel Kant disse... “É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” A citação foi feita há séculos atrás, mas trás em sim algo tão atual, algo que nos leva a uma reflexão profunda, quando olhamos e vemos que poucos de fato se preocupam com a questão em si. Existe um medo muito grande de se investir em massa na Educação, porque por si só, ela liberta o homem, ela interfere na sociedade como um todo, pois é nela que se está o grande segredo de se resolver todos os problemas da humanidade.
Paulo Freire disse: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
Acredito piamente nessa verdade, porque ela nos leva a razão, a plena luz do conhecimento e tudo isso só adquirimos se buscarmos. Talvez seja este o grande motivo de não priorizar a Educação, porque querem que vivamos debaixo dos pés de políticos sem compromisso com nossa sociedade.
A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. John Dewey
Vou encerrar dizendo que embora, muitos não saibam qual caminho seguir, eu sei as escolhas que fiz, e a EDUCAÇÃO, foi uma delas, portanto não abro mão. Continuarei interferindo como puder na vida de cada criança que passar por minhas mãos e mostrando que vale apena ainda se dedicar a esta árdua tarefa, onde o resultado maior é quando vemos um dos nossos alunos galgando coisas grandiosas e nos seus discursos acadêmicos, bradar em alta voz com lágrimas nos olhos: “Eu gostaria de agradecer aos meus pais que me deu Educação e aos meus professores que acreditaram em mim, saibam que essa vitória também é de vocês!”
Aos desacreditados... Cito Albert Einstein quando disse: “A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação. Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola.


Um comentário:

Salles disse...

Olá Joselito! Nossa... muito obrigada pelo carinho eu tbm já te sigo com muito carinho, fico super feliz qnd ganho mais um amigo ou amiga, seja sempre bem vindo e fique a vontade p vasculhar tudo por lá, agradeço imensamente seu elogio e a tentativa de participação no sorteio, pena q foi realizado ontem 17/03, mais não fique triste, pq logo logo estarei fazendo um novo sorteio em agradecimento ao sucesso desse e nem precisa divulgar o sorteio, é apenas p/ os q já são seguidores, os q ainda vierem serão recebido com todo carinho. bjo enorme e seu espaço é muito encantador!!!

Postagem em destaque

Lançamento do meu I Livro "Doce aroma de Poesia!"

Convite Especial...  Lançamento do Meu I Livro de Poemas e Poesias... "Doce a...