terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pensar socialmente...

Pensar socialmente não nos cabe apenas pensar em mim

Ou em você de forma restrita.

Pensar socialmente tem por prioridade

Pensar no ser humano...

Pensar no outro, independente de cor, raça, sexo ou etnia,

Pensar no homem, em seu bem-estar

Em seu desenvolvimento.

Pensar socialmente...

Nos remete a buscar melhorias na qualidade de vida de cada indivíduo

Quiçá, cidadão!

Porque prometer saúde, educação básica de qualidade, lazer...

Quando na verdade todos esses direitos já foram conquistados em meio a tantas lutas

A tantos dissabores?

É direito ou dever, ter tudo isso de qualidade?

Pensar socialmente...

É acima de tudo, pensar e concretizar o que de fato já lhe pertence embora, tenham “esquecidos”

É acima de tudo a visão de uma política pública e não apenas uma política de governo

Onde os menos favorecidos, os que estão à margem da nossa sociedade possam sair desta situação medíocre que se encontram não porque querem, mas porque um dia lhes disseram “Seu lugar é aí e daqui a quatro anos voltaremos pra falar contigo!”

Até quando permitiremos isso?

Não causa em você uma grande indignação? Porque em mim, ela expurga de dentro de mim por ver tamanho mau caráter e mesquinharia pensar o homem dessa forma.

Pensar socialmente...

É ver o nosso semelhante podendo exercer de fato a sua cidadania, gozando dos seus plenos direitos e cumprindo os seus deveres nessa selvageria chamada capitalismo exacerbado, onde uma pequena minoria tem direito a tudo e a maioria ficam aquém, a ver navios!

Pensar socialmente...

É ver nosso semelhante competindo de igual pra igual em todos os setores, mesmo parecendo utópico, mas de fato, é o que deveria prevalecer.

Sim... Penso socialmente e defendo esse projeto social onde cada um possa tornar-se protagonista da sua própria história, do seu próprio destino e no final poder expressar...

“Hoje eu conquistei minha dignidade que outrora haviam roubado de mim!”

Como um dia proferiu Martin Luther King no seu célebre poema “Eu tenho um sonho”

“Não podemos caminhar sozinhos. E quando caminhamos, precisamos assumir o compromisso de que sempre iremos adiante. Não podemos voltar.

Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado no sonho norte americano.

Eu tenho um sonho de que um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: "Achamos que estas verdades são evidentes por elas mesmas, que todos os homens são criados iguais".

Quando deixarmos soar a liberdade, quando a deixarmos soar em cada povoação e em cada lugarejo, em cada estado e em cada cidade, poderemos acelerar o advento daquele dia em que todos os filhos de Deus, homens negros e homens brancos, judeus e cristãos, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar com as palavras do antigo espiritual negro: "Livres, enfim. Livres, enfim. Agradecemos a Deus, todo poderoso, somos livres, enfim.

Isso de fato, é pensar socialmente!

Eu penso socialmente!... E você?


10 comentários:

Jacquelina disse...

Concordo com vc.. temos qe deixar o egoismo de lado e pensar mais no todoo.. é por esse pensamento qe estou com vc!!!

Ricardo Andrade disse...

Devemos 'Pensar socialmente' se verdadeiramente queremos a mudança. Vamos para de pensar só no 'Eu' e pensar também naqueles que realmente nescessitam de uma 'verdadeira mudança' .. JUNTOS podemos mudar esse quadro !

Joselito Nascimento Otílio disse...

Obrigada Quell... Precisamos somar forças e mostrar que de fato, existe um sonho social e que precisamos agir e de mãos dadas jamais seremos caducos como um dia descreveu Carlos Drummond de Andrade... Quando disse "Não serei o poeta de um mundo caduco.Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros."

Joselito Nascimento Otílio disse...

Como dizia Martin Luther King... O grande problema está na desigualdade social "Nós aprendemos a nadar como peixes, a voar como pássaros, mas ainda não aprendemos a difícil arte de se conviver como irmãos!"
Mas, o futuro depende de Deus sim, mas de fato, também está em nossas mãos!

Tay disse...

Tbm concordo contigo Pii!
Super massa seu ponto de vista, sempre mandando muito beem!
Parabéens !

Agape disse...

Martin Luther King, em seu brilhante discurso fez um recorte de uma analise muito complexa, de um sistema paradoxal no qual estamos inseridos. O sonho que outrora ele sonhou e que infelizmente ele não pode ver sendo concretizado é nos deixado esse legado para que possamos fazer diferentes, saindo do subconsciente para a pratica na sociedade que clama por uma realidade diferente da qual é gritante...e por mais agoniante que seja parece ninguém ouvir....fazer diferente não é apenas pensar diferente e trazer propostas inovadoras, é arregaçar as mangas e ir a luta e fazer valer e viver os sonhos que homens e mulheres foram mortos e massacrados por um sonho que para muitos pareciam distante, mais para aqueles que acreditam que para um mundo melhor é preciso sonhar e acima de tudo realiza-los.

J.F.AGUIAR disse...

Joselito irmão parabéns por pensar assim, inspirado por quem sempre se
preocupou com a humanidade:Deus o nosso criador, em nos dar o melhor,
nós é que falhamos, com os nossos
pecados...e excluimos pessoas, não percebemos o sofrimento e o que falta na vida do outro. Nosso próximo muitas vezes está distante de nossas ações de solidaridade
ações de amor, Meu irmão parabéns por nos trazer parte do discurso do saudoso Pastor Martim Luther King, Você sabe mas eu gostaria de dizer há um Máxima de Jesus que precisamos coloca-la em nossos corações para sempre e depois fixa-la em todas as paredes em lugares
públicos que diz assim "Tudo que vós quereis que os homens vos faça, façai vós..." Jesus Cristo
Forte abraço irmão e amigo, Deus seja contigo sempre!

J.F.AGUIAR disse...

Joselito meu irmão obrigado pelo seu apreço e também agradeço ao nosso Deus por você está sempre
preocupado com o próximo, fazendo
o que nos ensinou Jesus. Bons e
continue... com seus poemas, seus belos textos inspirativos.
A Paz!

Joselito Nascimento Otílio disse...

Tay...Milane e J.F.Aguiar... Pessoas como vocês tornam este blog mais brilhante e com certeza me deixa numa verdadeira saia justa pois sou cobrado a escrever melhor...rsrsrs... Saiba que o carinho e a nossa parceria é forte e de fato, só blogueiros como nós entende né?... Saudades e beijão à todos! E voltem sempre e fiquem a vontade, a casa é nossa!

Joselito Nascimento Otílio disse...

Ricardo meu amigo construir essa ponte com você do meu lado, certamente fica mais fácil meu amigo... Estamos juntos e prontos para o que vier... Brigadão pelo carinho e atenção de sempre... Grande abraço!

Postagem em destaque

Lançamento do meu I Livro "Doce aroma de Poesia!"

Convite Especial...  Lançamento do Meu I Livro de Poemas e Poesias... "Doce a...