terça-feira, 9 de novembro de 2010

ENEM... Uma fraude!

Antecedendo os dias para a aplicação do ENEM 2010, eu perguntei a um amigo se ele iria fazer as provas, ele me respondeu enfaticamente:_ Vou nada!... Esses caras só querem é acabar com a gente!... É meu caro amigo Gustavo, não sei porque, mas você acertou... Hehehe!
Na hora eu discordei, mas depois da explicação do EXAME como é chamado, percebi que ele está mais que correto, pois quanto mais estudamos, nos preparamos para realização dos mesmos (se bem que nem estudei tanto assim), mais somos passados para trás. Não sabemos mais em quem confiar. Os erros que cometeram no ENEM mais uma vez, só me faz desabafar dizendo que isso se chama INCOMPETÊNCIA do MEC.
1. Pelo que sabemos o primeiro rascunho enviado para a gráfica já foram com o erro no cartão de respostas...
2. INCOMPETÊNCIA também da gráfica que fez a troca nas páginas dos cadernos amarelo e branco.
Isso acaba com qualquer estudante que se prestou a fazer tais provas no fim de semana passada. Gastamos dinheiro, tempo, dentre outros gastos psicológicos. Quantos pais de famílias fizeram o impossível para que seus filhos se saíssem bem nas provas? Quantos tiveram que se endividarem para que seus filhos se deslocasse do seu município para a casa de um parente, de um amigo e até quem sabe para pensionatos afim de se saírem bem nas avaliações?
Pior ainda... Quantos gastaram o que não tinham nos cursinhos, nas lan houses embusca de material de apoio tão somente para se saírem bem numa prova que já teve credibilidade mas que hoje já não tem mais?
Será que precisamos relembrar o que aconteceu ano passado quando vazaram as provas e mais uma vez os gastos ultrapassaram todos os limites, desde os financeiros para as famílias e milhares de brasileiros e sem falar nos gastos exorbitantes para os cofres públicos?... Meu Deus, será que no nosso país dinheiro se dá na areia? Se isso estiver acontecendo, hoje mesmo estarei me mudando para uma ilha deserta afim de nadar em rios de dinheiro... Ou melhor, fazer castelos na areia rodeado de dinheiro.
O que mais me revolta é saber que continuam brincando conosco. A começar pelo Ministro da Educação Fernando Haddad quando declara que não ver motivos para aplicar outra vez as provas. Outra coisa que quero ressaltar aqui é... Até quando devemos confiar na forma de seleção de cada candidato quando concorrem as vagas para o PROUNI?... Vocês eu não sei, mas agora já questiono isso porque só sabemos desses erros grotescos na aplicação dos exames e os demais processos seguem a juízo...
Ao ministro de Educação, dedico exclusivamente a ele a magnifíca frase de Michel Foucault "Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo."

Fico mais indignado ainda porque tudo isso interfere na aplicação dos vestibulares que já estão as portas e o que cada estudante fará?... Continuar estudando é óbvio!... Mas, como estarão seu psicológico mediante esta fraude chamada "ENEM"... Em que confiar?... No próximo ano, deveríamos pensar duas vezes antes de nos inscrever já que o MEC perdeu sua credibilidade em relação ao ENEM... Isso soa como uma brincadeira, como descaso brasileiro. Falta de respeito com todos aqueles que abriram mão de tantas coisas para ficar a mercê de quem detém o poder de agir corretamente, mas que deixa a desejar quando deveria fazer a diferença.

Como já dizia o escritor Antonio Gomes Lacerda... "A educaçao nao tem preço. Sua falta tem custo."

Aos elaboradores do ENEM, ainda fico com a frase de Derek Bok... "Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância."

Aos prejudicados, oferto-o a doce frase e a mais sublime verdade escrita por Paulo Freire...

" Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."... Continuemos firmes nesta longa caminhada!

Espero aqui ter externado um pouco da minha revolta diante deste assunto de interesse público e particular não é mesmo?

O que você pensa sobre o tema?... Este espaço é seu... Diz aí o que está pensando!

6 comentários:

Gilvan silva disse...

CONCORDO INTEIRAMENTE COM AUTOR ... O ENEM ESTÁ PERDENDO VALOR E CAINDO EM DISCRÉDITO...

Pr. Linaldo Junior disse...

Graça e paz... é triste ver que infelizmente o enem nos ultimos dois anos causou problemas. Horrível ver que alguns não tem assumido a responsabilidade de seus erros... Espero que ano que vem melhore e muito.
Deus abençoe sua vida irmão...
www.prlinaldojunior.blogspot.com

O que é? disse...

Graça e Paz meu irmão,

Compartilho da mesma opinião que você, Joselito. Infelizmente, isso faz com que deixemos de acreditar na excelência do Governo e, o pior, no caso dos jovens que estão em formação de personalidade e caráter, que ainda estão sendo constituídos como cidadão, que se prepararam para uma prova "séria" como o ENEM, fica aquela impressão de que: "Ah, também não é tão importante assim!" Visto que os próprios organizadores cometeram erros tão grotescos... Fica difícil a educação ser levada a sério no Brasil dessa forma! Isso sem citar a conta de 60 milhões de reais pagos à gráfica e, sabe o que também me deixa pensativa? A quantidade de papel lançado no meio ambiente e agora ainda mais desperdiçados frente a esses erros... Esse também deveria ser algo a ser pensado pelos "organizadores" o MEC deveria dar o exemplo exigindo que as provas fossem impressas em material reciclado. Mas, acho que isso é algo muito complexo para eles se preocuparem, visto que um ano ainda foi pouco para o INEP organizar uma prova... Lástima e vergonha...!
Amigo/irmão, desculpe ter me excedido no comentário... Rsrsrs...

Um forte abraço, fique com Deus!

Shirley

Joselito Nascimento Otílio disse...

Passo para agradecer aos amados irmãos que se dispuseram a comentar esta postagem... Gilvan meu muito obrigado e concordo contigo quando diz que o ENEM está perdendo credibilidade... Pr. Linaldo... Obrigado meu querido, e com certeza estaremos orando para que ano que vem tenhamos mais sucesso... Shirley, expresse quantos caracteres quiser para expressar o que pensa sobre determinados assuntos nesta página. Particularmente nem ia postar nada sobre o ENEM mais me revoltou de certa forma o descaso conosco e acabei fazendo. Seu comentário endossou aquilo que não coloquei na postagem, daí a importância do seu comentário... Agradeço à todos e logo estarei na página de cada um de vocês para externar a alegria em poder conhecer pessoas tão especiais e queridas como vocês... Grande abraço e beijos!

Roberto Fontalva disse...

Graça e Paz Joselito, eswtou te seguindo, jesus o abençoe!!!
Visite meu blog: www.robertofontalva.blogspot.com

LITERALMEIDA disse...

Dileto Joselito:
Obrigado pela visita ao Retalhos do Modernismo.
Essa Tua matéria é uma confirmação da minha última postagem no Retalhos, onde procurei deixar cravado o meu descontentamente sobre a possível "proibição" da obra do Monteiro Lobato - http://literalmeida.blogspot.com/2010/11/luis-aranha-e-sergio-milliet-com-obras.html
Certamente o MEC, através do bestunto CNE (Conselho Nacional de Educação), foi também o responsável por essa "barbárie" na prova do ENEM.
A situação é muito preocupante. Menos de 30 dias, essas duas catástrofes aconteceram no nosso País, tendo como protagonista principal o órgão responsável pelo Sistema de Educação do Brasil. Basta ver as atribuições do CNE que descrevi na postagem do Retalhos. E, por incrível que possa ser, com tudo isso acontecendo no Brasil, não podemos reclamar se o Tiririca tornar-se realmente um dos nossos representantes na Assembléia. E temos que seguir ditos populares vindo de pessoas como o ex jogador Neto: "É brincadeira ou você quer mais?". Para onde estamos caminhando, dileto Joselito? Estamos como cegos sendo dirigidos (governados) por outros cegos.
Mas, assim como Você cravou aqui no Teu Blog, eu no Retalhos, e outros e alguns outros mais na Net, temos que continuar sempre assim, pelo menos nós estamos dando a nossa colaboração, não sendo omissos, e, principalmente, mostrando para todo os que "administram" qualquer órgão público e similares... que existem brasileiros que estão em posição de ALERTA e sem receios.
Congratulações pelo texto.

Ainda não tive tempo de degustar todo Teu Blog, mas o farei e também irei me adicionar como "seguidor".

Abraços Terno e Fraterno e:

"ESTEJA E SEJA E FIQUE FELIZ"

Luiz de Almeida & Blog Retalhos do Modernismo

Postagem em destaque

Lançamento do meu I Livro "Doce aroma de Poesia!"

Convite Especial...  Lançamento do Meu I Livro de Poemas e Poesias... "Doce a...